Ir para o conteúdo principal
Dois cientistas que trabalham em laboratório

Shell e Scuderia Ferrari: Parceria de Inovação da Shell​ com Scuderia Ferrari

A parceria da Shell com a Scuderia Ferrari existe desde a primeira série do Campeonato Mundial de Fórmula 1® da FIA em 1950, tornando-a uma das colaborações mais duradouras e de maior sucesso na história dos desportos motorizados.

Os nossos combustíveis e lubrificantes para corridas impulsionaram a Scuderia Ferrari para 10 títulos de Construtores de Fórmula 1 da FIA e 12 vitórias (e a contar) no Campeonato de Pilotos. Conheça alguns dos momentos e marcos mais memoráveis da nossa incrível parceria.

Grupo de homens a sorrir na década de 1930

1920s e 1930s

O começo de uma relação especial

Em 1924, a Shell fornece o combustível e lubrificantes para um jovem promissor condutor Alfa Corse, com o nome de Enzo Ferrari. Cinco anos mais tarde, quando Enzo se afastou da competição a tempo inteiro para criar a equipa de corrida do Grande Prémio Alfa Romeo, ele estava determinado a que a Shell fosse com ele. Com o combustível Shell Dynamin e os óleos de motor Shell, a equipa continuou a vencer todos os grandes eventos na Europa e África, bem como a Taça Vanderbilt na América.

1947

Um cavalo de corrida e uma vitória inédita

O primeiro carro a levar o nome Ferrari, o 125 S, emerge da fábrica em Maranello com combustíveis e lubrificantes Shell no seu interior. O carro também apresenta o agora lendário emblema do cavalo de corrida, adotado por Enzo em homenagem ao amigo da família e piloto italiano altamente decorado da Primeira Guerra Mundial, Francesco Baracca, que o mandou pintar na fuselagem do seu avião. Dois anos mais tarde, em 1949, Scuderia Ferrari vence Le Mans 24H pela primeira vez como fabricante.

Scuderia ferrari logótipo

1951

Uma primeira vitória na Fórmula 1

A equipa esperou apenas um ano antes de reclamar uma primeira vitória na Fórmula 1®. Com um novo motor de 4,5 litros e combustível de corrida Shell, Scuderia Ferrari ataca a bandeira axadrezada no Grande Prémio Britânico em Silverstone. Ao volante está o piloto argentino, José Froilan Gonzalez, cuja recompensa pela vitória é uma audiência pessoal com a Rainha.

José Froilan Gonzalez no carro
Foto de Alberto Ascari

1952

Campeões mundiais

Alberto Ascari torna-se o primeiro piloto a ganhar um Campeonato Mundial de Fórmula 1® com Scuderia Ferrari. Depois, em 1953, o 500 F2 alimentado por Shell volta a liderar o grupo, com as cinco vitórias de Ascari a trazer para casa o Campeonato de Pilotos pela segunda vez consecutiva. Estas duas temporadas também veem a Scuderia Ferrari completar uma série de 14 vitórias consecutivas em duas temporadas - um recorde da Fórmula 1® que se mantém até hoje.

1964

Surtees completa o conjunto

O piloto da Scuderia Ferrari e ex-motorista, John Surtees, vence o Campeonato Mundial de Fórmula 1® e torna-se a primeira pessoa a alcançar títulos mundiais tanto em duas como em quatro rodas. Scuderia Ferrari também vence o Campeonato de Constructors.

John Surtees a sorrir no carro
Michael schumacher celebrando a vitória

1996

De volta à pista

Após um hiato temporário nos anos 70 e 80, a Shell e a Scuderia Ferrari retomam a Parceria Técnica - com resultados ainda melhores! Alimentado por combustíveis mais leves e altamente combustivos e com o grande Michael Schumacher no lugar do condutor, um sucesso sem comparação está mesmo ao virar da esquina. Graças às nossas inovações e aprendizagens do trabalho com a Scuderia Ferrari, pudemos lançar a Shell V-Power em 1998. A nossa gasolina premium estava, e ainda está, disponível para clientes em todo o mundo e que hoje contém 99% do mesmo tipo de compostos que o combustível de corrida utilizado pela Scuderia Ferrari na pista.

2000

Campeões de novo

Um momento decisivo na Parceria Técnica entre a Shell e a Scuderia Ferrari: Michael Schumacher torna-se o primeiro Campeão Mundial de Pilotos da equipa durante 21 anos. Michael conquista o título com uma corrida de reserva no Grande Prémio do Japão, com Scuderia Ferrari também a defender com sucesso o seu Campeonato de Constructors.

Fotografia de Michael Schumacher
Equipa Scuderia ferrari

2004

Recordes em alta

O incomparável Michael Schumacher e a sua equipa Scuderia Ferrari voltam a dominar o Campeonato de Pilotos, reclamando o título pelo quinto ano consecutivo. O seu incrível feito é superado apenas pela própria equipa, uma vez que conquista o seu sexto Campeonato de Constructors consecutivo.

2007

Kimi ganha um final surpreendente

Num dos mais emocionantes finais de Fórmula 1® de todos os tempos, Kimi Räikkönen vence o Campeonato de Pilotos por um ponto, no último Grande Prémio da temporada. O terceiro piloto finlandês a levar o título, Kimi reforça a bandeira axadrezada apesar de ter começado a corrida em terceiro lugar na classificação geral dos pilotos de Fórmula 1® Mundial. Ao fazê-lo, ele iguala um feito anteriormente alcançado por Giuseppe Farina em 1950 e Alain Prost em 1986.

Kimi Raikkonen Celebrando a Vitória
Logotipo Shell 500 Raças na Asa Traseira F2012

2012

500 não fora (500 not out)

A parceria técnica da Shell com a Scuderia Ferrari atinge um novo marco no Grande Prémio de Singapura, ao celebrar em conjunto a 500ª corrida de Fórmula 1®. É um feito sem precedentes, marcado com um logótipo especial 'Shell 500 Races’, na asa traseira dos carros F2012 de Fernando Alonso e Felipe Massa.

2015

Da Técnica à Inovação

A relação entre a Shell e a Scuderia Ferrari torna-se mais próxima do que nunca, à medida que a estendemos da Parceria Técnica à Parceria para a Inovação. Isto faz com que a Shell concorde em equipar as equipas da Scuderia Ferrari na Fórmula 1® e mais além, e a Scuderia Ferrari apoie o programa global Shell Eco-marathon. A extensão da nossa parceria também reconhece os 25% do ganho de desempenho total sem precedentes proporcionados pelos combustíveis e lubrificantes da Shell para a unidade de produção de energia da Scuderia Ferrari.

2015 Ferrari Carro
Colombo por Patrocinador Ferrari

2017

Ganhos importantes

É revelado que o combustível de corrida Shell V-Power e o lubrificante de corrida Shell Helix Ultra são responsáveis por mais de 20% do ganho total de eficiência da unidade de potência da Scuderia Ferrari entre o final da temporada 2014 e 2017, permitindo que os carros andem mais de meio segundo, por volta, mais rápido com a mesma quantidade de combustível.

2018

Aumentar mais uma vez o desempenho

Um ano mais tarde, 21% da melhoria do tempo de volta da Scuderia Ferrari 2018 Power Unit foi entregue pela Shell V-Power e Shell Helix Ultra. Estas duas incríveis estatísticas são testemunho das 21.000 horas de mão-de-obra e 50 funcionários técnicos que são investidos anualmente na Parceria de Inovação para dar à Scuderia Ferrari uma vantagem competitiva na pista.

Dois homens em parceria na pista de corrida
Ferrari automóvel na pista de corridas

2021

Renovação da Parceria para a Inovação

A Shell e a Scuderia Ferrari renovam a Parceria de Inovação para o próximo capítulo do desporto automóvel, lutando pelo sucesso na pista, ao mesmo tempo que apoiam os avanços em tecnologia e sustentabilidade. Estas aprendizagens e inovações, postas à prova na pista, poderão eventualmente ser utilizadas para reduzir as emissões do transporte rodoviário.

2022

2022 Formulação de combustível Shell V-Power Race

Como parte dos inovadores regulamentos Campeonato de Fórmula 1 da FIA em 2022, a Shell mostrou a sua inovação no desenvolvimento de combustíveis com baixo teor de carbono, fornecendo à Scuderia Ferrari um combustível de corrida Shell V-Power E10, que contém 10% de etanol de segunda geração, quase duplicando o conteúdo renovável do combustível de corrida 2021 (5,75%), com o compromisso de aumentar para 100% os combustíveis com baixo teor de carbono. A Shell fornece bioetanol de segunda geração da Shell JV, Raizen, no Brasil - que utiliza resíduos de cana-de-açúcar para produzir etanol.

Dois carros na pista de corridas

Também lhe poderá interessar