
Shell e Scuderia Ferrari: Parceria de Inovação da Shell com Scuderia Ferrari
A parceria da Shell com a Scuderia Ferrari existe desde a primeira série do Campeonato Mundial de Fórmula 1® da FIA em 1950, tornando-a uma das colaborações mais duradouras e de maior sucesso na história dos desportos motorizados.
Os nossos combustíveis e lubrificantes para corridas impulsionaram a Scuderia Ferrari para 10 títulos de Construtores de Fórmula 1 da FIA e 12 vitórias (e a contar) no Campeonato de Pilotos. Conheça alguns dos momentos e marcos mais memoráveis da nossa incrível parceria.

1920s e 1930s
O começo de uma relação especial
Em 1924, a Shell fornece o combustível e lubrificantes para um jovem promissor condutor Alfa Corse, com o nome de Enzo Ferrari. Cinco anos mais tarde, quando Enzo se afastou da competição a tempo inteiro para criar a equipa de corrida do Grande Prémio Alfa Romeo, ele estava determinado a que a Shell fosse com ele. Com o combustível Shell Dynamin e os óleos de motor Shell, a equipa continuou a vencer todos os grandes eventos na Europa e África, bem como a Taça Vanderbilt na América.
1947
Um cavalo de corrida e uma vitória inédita
O primeiro carro a levar o nome Ferrari, o 125 S, emerge da fábrica em Maranello com combustíveis e lubrificantes Shell no seu interior. O carro também apresenta o agora lendário emblema do cavalo de corrida, adotado por Enzo em homenagem ao amigo da família e piloto italiano altamente decorado da Primeira Guerra Mundial, Francesco Baracca, que o mandou pintar na fuselagem do seu avião. Dois anos mais tarde, em 1949, Scuderia Ferrari vence Le Mans 24H pela primeira vez como fabricante.

1951
Uma primeira vitória na Fórmula 1
A equipa esperou apenas um ano antes de reclamar uma primeira vitória na Fórmula 1®. Com um novo motor de 4,5 litros e combustível de corrida Shell, Scuderia Ferrari ataca a bandeira axadrezada no Grande Prémio Britânico em Silverstone. Ao volante está o piloto argentino, José Froilan Gonzalez, cuja recompensa pela vitória é uma audiência pessoal com a Rainha.


1952
Campeões mundiais
Alberto Ascari torna-se o primeiro piloto a ganhar um Campeonato Mundial de Fórmula 1® com Scuderia Ferrari. Depois, em 1953, o 500 F2 alimentado por Shell volta a liderar o grupo, com as cinco vitórias de Ascari a trazer para casa o Campeonato de Pilotos pela segunda vez consecutiva. Estas duas temporadas também veem a Scuderia Ferrari completar uma série de 14 vitórias consecutivas em duas temporadas - um recorde da Fórmula 1® que se mantém até hoje.
1964
Surtees completa o conjunto
O piloto da Scuderia Ferrari e ex-motorista, John Surtees, vence o Campeonato Mundial de Fórmula 1® e torna-se a primeira pessoa a alcançar títulos mundiais tanto em duas como em quatro rodas. Scuderia Ferrari também vence o Campeonato de Constructors.


1996
De volta à pista
Após um hiato temporário nos anos 70 e 80, a Shell e a Scuderia Ferrari retomam a Parceria Técnica - com resultados ainda melhores! Alimentado por combustíveis mais leves e altamente combustivos e com o grande Michael Schumacher no lugar do condutor, um sucesso sem comparação está mesmo ao virar da esquina. Graças às nossas inovações e aprendizagens do trabalho com a Scuderia Ferrari, pudemos lançar a Shell V-Power em 1998. A nossa gasolina premium estava, e ainda está, disponível para clientes em todo o mundo e que hoje contém 99% do mesmo tipo de compostos que o combustível de corrida utilizado pela Scuderia Ferrari na pista.
2000
Campeões de novo
Um momento decisivo na Parceria Técnica entre a Shell e a Scuderia Ferrari: Michael Schumacher torna-se o primeiro Campeão Mundial de Pilotos da equipa durante 21 anos. Michael conquista o título com uma corrida de reserva no Grande Prémio do Japão, com Scuderia Ferrari também a defender com sucesso o seu Campeonato de Constructors.


2004
Recordes em alta
O incomparável Michael Schumacher e a sua equipa Scuderia Ferrari voltam a dominar o Campeonato de Pilotos, reclamando o título pelo quinto ano consecutivo. O seu incrível feito é superado apenas pela própria equipa, uma vez que conquista o seu sexto Campeonato de Constructors consecutivo.
2007
Kimi ganha um final surpreendente
Num dos mais emocionantes finais de Fórmula 1® de todos os tempos, Kimi Räikkönen vence o Campeonato de Pilotos por um ponto, no último Grande Prémio da temporada. O terceiro piloto finlandês a levar o título, Kimi reforça a bandeira axadrezada apesar de ter começado a corrida em terceiro lugar na classificação geral dos pilotos de Fórmula 1® Mundial. Ao fazê-lo, ele iguala um feito anteriormente alcançado por Giuseppe Farina em 1950 e Alain Prost em 1986.


2012
500 não fora (500 not out)
A parceria técnica da Shell com a Scuderia Ferrari atinge um novo marco no Grande Prémio de Singapura, ao celebrar em conjunto a 500ª corrida de Fórmula 1®. É um feito sem precedentes, marcado com um logótipo especial 'Shell 500 Races’, na asa traseira dos carros F2012 de Fernando Alonso e Felipe Massa.
2015
Da Técnica à Inovação
A relação entre a Shell e a Scuderia Ferrari torna-se mais próxima do que nunca, à medida que a estendemos da Parceria Técnica à Parceria para a Inovação. Isto faz com que a Shell concorde em equipar as equipas da Scuderia Ferrari na Fórmula 1® e mais além, e a Scuderia Ferrari apoie o programa global Shell Eco-marathon. A extensão da nossa parceria também reconhece os 25% do ganho de desempenho total sem precedentes proporcionados pelos combustíveis e lubrificantes da Shell para a unidade de produção de energia da Scuderia Ferrari.


2017
Ganhos importantes
É revelado que o combustível de corrida Shell V-Power e o lubrificante de corrida Shell Helix Ultra são responsáveis por mais de 20% do ganho total de eficiência da unidade de potência da Scuderia Ferrari entre o final da temporada 2014 e 2017, permitindo que os carros andem mais de meio segundo, por volta, mais rápido com a mesma quantidade de combustível.
2018
Aumentar mais uma vez o desempenho
Um ano mais tarde, 21% da melhoria do tempo de volta da Scuderia Ferrari 2018 Power Unit foi entregue pela Shell V-Power e Shell Helix Ultra. Estas duas incríveis estatísticas são testemunho das 21.000 horas de mão-de-obra e 50 funcionários técnicos que são investidos anualmente na Parceria de Inovação para dar à Scuderia Ferrari uma vantagem competitiva na pista.


2021
Renovação da Parceria para a Inovação
A Shell e a Scuderia Ferrari renovam a Parceria de Inovação para o próximo capítulo do desporto automóvel, lutando pelo sucesso na pista, ao mesmo tempo que apoiam os avanços em tecnologia e sustentabilidade. Estas aprendizagens e inovações, postas à prova na pista, poderão eventualmente ser utilizadas para reduzir as emissões do transporte rodoviário.
2022
2022 Formulação de combustível Shell V-Power Race
Como parte dos inovadores regulamentos Campeonato de Fórmula 1 da FIA em 2022, a Shell mostrou a sua inovação no desenvolvimento de combustíveis com baixo teor de carbono, fornecendo à Scuderia Ferrari um combustível de corrida Shell V-Power E10, que contém 10% de etanol de segunda geração, quase duplicando o conteúdo renovável do combustível de corrida 2021 (5,75%), com o compromisso de aumentar para 100% os combustíveis com baixo teor de carbono. A Shell fornece bioetanol de segunda geração da Shell JV, Raizen, no Brasil - que utiliza resíduos de cana-de-açúcar para produzir etanol.
